top of page

CMU Volleyball: Talento Português em Destaque nos Estados Unidos

O treinador principal da equipa feminina de voleibol da Central Methodist University (CMU), coach Coleman Lee, foi recentemente entrevistado no programa online Coaches Corner, onde falou sobre a época de 2025/26, o processo de recrutamento e a identidade da equipa que lidera uma das 15 melhores da NAIA entre mais de 230 universidades com voleibol feminino.

Coaches Corner - Coach Coleman Lee
Coaches Corner - Coach Coleman Lee

Durante a entrevista, um dos grandes destaques foi a atleta portuguesa Joana Milho, colocada pela Next Level em 2021, que se prepara agora para o seu último ano nos Estados Unidos. Com bolsa de 100%, Joana tem uma média académica de 4.0, faz parte do quadro de mérito académico da universidade e será uma das capitãs da equipa em 2025/26. O treinador destacou não só a sua evolução técnica como atleta, como também as suas incríveis capacidades de liderança.

Depois de ter chegado como central, posição onde sempre se destacou, a atleta foi trabalhada pelo Coach Lee durante o Spring de 2022 para uma transição para zona 4, e o resultado foi surpreendente: “I have to say… most improved kid we have ever had”, disse, referindo-se ao progresso que nunca tinha visto em 15 anos de carreira.



Além de Joana, o Coach Lee mencionou ainda a chegada de uma nova freshman portuguesa para a próxima época: “We have a solid freshman coming in from Portugal”. Trata-se de Inês Paredes, atleta colocada pela Next também, que se junta assim a uma equipa que conquistou o Campeonato de Conferência em 2024/25 e continua a afirmar-se entre as melhores da liga.

Inês segue com uma bolsa altíssima, próxima dos 100%, reforçando o compromisso da CMU com o talento português.


Logo após a referência à nova jogadora, o treinador faz questão de destacar o trabalho de recrutamento feito ao longo dos anos com a Next Level: “One of my favorite recruiters, he always sends us a lot of talented girls”, referindo-se ao Diretor de Recrutamento Rúben Martins, responsável pelo volleyball e pela ligação com a CMU.


Rita Campos, outra atleta portuguesa colocada pela Next, passou também pela CMU. Licenciada em Comunicação, terminou a sua época sénior em dezembro de 2024 e assinou contrato profissional com o Leixões SC, onde é atualmente líbero titular da equipa da 1ª Divisão Nacional. A sua passagem pelos Estados Unidos ajudou-a a consolidar-se como jogadora e atleta de alta competição, elevando o seu desempenho para outro nível. Em 2023, foi capitã da equipa da CMU, o que significa que, em dois anos consecutivos, a liderança da equipa será assumida por atletas portuguesas.



E as boas notícias continuam, para a época 2026/27, mais duas mega craques portuguesas, campeãs nacionais, vão rumar à CMU. Ambas seguem com bolsas de 100%, reforçando a forte aposta da universidade no talento nacional.


Com 146 vitórias em 194 jogos nos últimos seis anos, a CMU é uma referência no voleibol feminino universitário. Ter atletas portuguesas a integrar esta equipa de topo, com bolsas de 90%-100%, excelentes resultados académicos e impacto desportivo é um sinal da qualidade do trabalho que temos vindo a desenvolver.



Queres ser a próxima atleta portuguesa a fazer história nos Estados Unidos?

Fala connosco e descobre como tornar isso possível.

 
 
 

Comentários


bottom of page