26 de Outubro, 2017
TREINADOR NORTE-AMERICANO VEIO A PORTUGAL RECRUTAR ATLETAS-ESTUDANTES

"There´s something about portuguese players"

Leo transmitiu motivação e confiança aos candidatos a atletas-estudantes nos EUA

O treinador adjunto da University of Akron, que compete na D1 da NCAA, a divisão mais competitiva desta liga universitária, foi o primeiro coach americano da temporada a deslocar-se a Lisboa para observar os atletas da Next Level Sports. Leo Chppel permaneceu em Lisboa durante o fim-de-semana, assistiu aos jogos de futebol dos atletas da Next Level e dos seniores do Abóboda e até teve tempo para se deliciar com os famosos pastéis de Belém.

De regresso aos EUA levou na bagagem os processos de dois atletas que viu e adorou e a vontade de voltar na próxima época para recrutar mais talentos nacionais.

Segundo este experiente treinador, os três atletas portugueses que já passaram pela Akron são os maiores embaixadores do futebol português por aquelas paragens.

Leo Chappel refere-se aos atletas-estudantes Gonçalo Soares, que concluiu um mestrado na Akron, João Moutinho, freshmen na universidade e Manuel Cordeiro, que já vai no seu 3º ano.

O treinador-adjunto da Akron detetou vários talentos portugueses

Segundo o coach, a prestação dos três portugueses já chamou a atenção dos treinadores das universidades da D1, que até já falam de virem a Portugal rapidamente procurar jogadores como eles.

Por isso é que este ano decidi vir mais cedo. Para ser o primeiro a escolher, confessa o treinador-adjunto, com um sorriso divertido.

Aos jogadores que alinharam sábado para mostrar o que valem ao técnico norte-amerticano, Leo Chappel deixou uma palavra de motivação: Há qualquer coisa de especial nos jogadores portugueses. E temos nos EUA grandes oportunidades para os jogadores com talento. Por isso, mostrem o que valem e, sobretudo, divirtam-se.

Sobre os atletas que já integram o plantel da Akron, o assistant coach disse ainda o que admira em cada um deles: O João Moutinho é um jogador muito bom dentro de campo, tem uma personalidade incrível, um espirito de liderança enorme. É um líder nato. O Gonçalo Soares, sempre cativou desde o início pelo seu espírito, o seu trabalho dentro e fora de campo e o Manuel Cordeiro é dos melhores jogadores de equipa, sendo quem controla o jogo. É um playmaker, afirma o responsável.

Antes de integrar a equipa técnica da Akron University, Leo Chappel, serviu como treinador principal na Columbia University entre 2006 e 2009. Antes disso teve um papel preponderante na transformação da UC Santa Barbara numa potência nacional do soccer.

Chappel passou ainda pela Major League Soccer, como director de scouting do Toronto FC, contando ainda no seu currículo com a passagem pela UCSB onde teve um pepel decisivo na condução da equipa de futebol até ao Campeonato Nacional da NCAA.

footer-top