11 de Setembro, 2016

Prémios no futebol universitário dos EUA

Shawn Harris, treinador da Calpoly explica os meandros do futebol universitário.

O desporto nos Estados Unidos, assim como em quase todas as outras áreas, tem uma característica muito peculiar e importante: o reconhecimento. Existem distinções e prémios para todos os gostos. E no College Soccer não é diferente. Dificilmente um atleta que atuar bem e merecer tal reconhecimento irá passar despercebido. Existem diversas categorias diferentes de nomeações durante a temporada do futebol universitário.

ALL-AMERICAN
All-American é o prémio mais importante do desporto universitário americano. É entregue em todas as ligas e todos os desportos. Premeia de uma maneira geral a seleção dos melhores jogadores do ano, incluindo a temporada inteira: temporada regular, conferência e nacional. É a maior e mais importante honra universitária, e o atleta All-American será para sempre lembrado pela imprensa especializada como tal.

ALL-TOURNAMENT
All-Tournament é a seleção dos melhores jogadores de um determinado torneio. Geralmente, é entregue aos melhores jogadores da fase nacional de cada liga. Por exemplo, o Campeonato Nacional da NAIA premeia o NAIA National Tournament All-Tournament Team, que é a seleção dos melhores jogadores do Campeonato Nacional da Liga.

MVP
Prémio muito comum nas ligas profissionais dos Estados Unidos, o “MOST VALUABLE PLAYER” (jogador mais valioso, em tradução livre) é entregue também nas Ligas Universitárias americanas.
A premiação do MVP é dividida em 3 categorias: a Defensive MVP (jogador de defesa mais valioso), a Offensive MVP (jogador de ataque mais valioso) e a MVP Overall (jogador mais valioso entre todas as posições). É um dos prémios mais importantes, e geralmente entregue no final do Campeonato Nacional das Ligas.

ALL-CONFERENCE
All-Conference é o prémio dado aos melhores jogadores de cada conferência. Geralmente, é dividido por posições, e premeia toda uma equipa titular e um suplente – All-Conference 1st Team (primeira equipa) e All-Conference 2nd Team (segunda equipa).

PLAYER OF THE YEAR e FRESHMAN OF THE YEAR
Player of The Year (jogador do ano) é um prémio entregue tanto ao final da Conferência, quanto ao final do Campeonato Nacional. Geralmente é dividido entre posições e categorias. Por exemplo: Defensive Player of The Year (melhor defesa do ano), Offensive Player of the Year (melhor atacante do ano) e Freshman of the Year (melhor caloiro do ano).

footer-top