07 de Dezembro, 2016

Futebol profissional nos EUA: Da NAIA para a MLS

Sair de uma liga universitária de menor expressão direto para o futebol profissional nos EUA não é fácil, mas é possível. Estes jogadores são a prova disso.

Das duas grandes ligas universitárias americanas, a NAIA e a NCAA, a segunda é conhecida por ser a principal liga e por revelar a maior parte dos jogadores para o futebol profissional nos EUA. O que muitos não sabem é que, todos os anos, jogadores da NAIA também são repescados e assinam contratos com as equipes da MLS, principal divisão do futebol dos Estados Unidos.

Confere abaixo uma lista de 5 jogadores que jogaram na NAIA, e foram draftados para jogar futebol profissional nos EUA:

1. Steven Lenhart
Steven Lenhart jogou pela Azusa Pacific University de 2005 a 2007, antes de ser draftado pelo Columbus Crew, no Draft da MLS de 2008. O médio-centro americano marcou 38 golos em 61 jogos pela universidade, e ajudou a APU a vencer o Campeonato Nacional da NAIA de 2007, tendo sido eleito o MVP da competição.

Steven Lenhart a jogar pelo San Jose Earthquakes (MLS) Foto por: (Photo by Victor Decolongon/Getty Images)



2. Alexis Pradie
Natural de Marselha, França, Alexis Pradie atuou pela Embry-Riddle University, na Flórida. O francês foi eleito, em 2009, o jogador de defesa do ano da conferência da Flórida e ajudou a universidade numa grande campanha, tendo caído nos quartos-de-final do Nacional. Pradie foi draftado pelo FC Dallas como 15ª escolha geral do Draft de 2011 da MLS.

Este francês naturalizado americano passou da universidade directamente para a MLS.


3. Nate Polak
Draftado pelo New York Red Bulls no Draft de 2012 da MLS, Nate Polak, o médio-ofensivo natural de Lincoln, Nebraska, atuou pela Hastings College, que é conhecida por ter um dos melhores programas de futebol da história da NAIA. Polak anotou 43 goloss na sua carreira universitária e foi campeão nacional invicto em 2011, tendo sido eleito por duas vezes NAIA All-American.

O New York Red Bulls foi buscar Nate Polak à universidade para se tornar jogador profissional


4. Stephen Okai
Considerado um dos melhores jogadores da história da NAIA, o ganês Stephen Okai atuou quatro anos pela University of Mobile, antes de ser escolhido no Draft da MLS de 2013, pelo Philadelphia Union. Okai foi eleito três vezes NAIA All-American e também jogador do ano da NAIA uma vez.

Actual jogador do Pittsburgh Hounds, Stephen Okai foi estrela da NAIA durante os anos da faculdade



5. Dzenan Catic
Natural da Bosnia, Dzenan Catic é o mais recente atleta da NAIA a ser escolhido no primeiro round do Draft da MLS. Catic foi campeão, artilheiro e melhor jogador da NAIA no seu 3º ano de universidade pela Davenport University.

O avançado, que marcou impressionantes 39 golos em 25 jogos no seu terceiro ano universitário, ainda teria mais um ano de faculdade para completar, mas decidiu abandonar os estudos para seguir o sonho de ser profissional. O jogador foi draftado pelo Philadelphia Union no Draft de 2015 da Major League Soccer.

Originário da Bósnia, Dzenan Catic deu nas vistas quando jogava no campeonato universitário da NAIA
footer-top