20 de Outubro, 2016
Tirar dois cursos em 4 anos

Double Major: formação em duas licenciaturas nos EUA

Tayná Bandeira
Dois cursos no espaço de um. É possível nos EUA

Entre todas as grandes oportunidades que são oferecidas aos estudantes-atletas que embarcam cada vez mais para jogar e estudar nos Estados Unidos, uma tem vindo recentemente a chamar a atenção dos atletas: o “Double Major”.

O Double Major (ou dupla licenciatura) é uma opção que todos os estudantes de uma universidade americana têm ao dispor: em vez de se licenciar em apenas um curso, o estudante forma-se em dois, e tem no seu currículo dois diplomas e graduações em dois cursos diferentes, tendo estudado apenas o período de tempo de um curso.

Como funciona?
O grande segredo da dupla graduação nas universidades americanas está nos pré-requisitos de cada curso e nas matérias eletivas. Matérias eletivas são aulas que tecnicamente não fazem parte do plano de graduação do seu curso, mas que o estudante precisa tê-las em um certo número de horas e/ou aulas.

No início da licenciatura, o estudante decide como vai ser o seu curso

Para se formar em jornalismo, por exemplo, o estudante precisará fazer todas as aulas do ciclo básico universitário (matemática, inglês, biologia, geografia, etc), mais uma certa carga horária de aulas específicas do seu curso (no caso do jornalismo, por exemplo, composição de texto, introdução à comunicação, éticas de media, etc), e mais as matérias eletivas, num determinado número definido pelo curso.

E é aí que entra o segredo da dupla graduação: em vez de fazer matérias eletivas aleatórias, a seu próprio gosto, como fazem a maioria dos alunos, o atleta que desejar ter uma dupla graduação pode escolher fazer cadeiras específicas de um outro curso.

Voltando ao jornalismo como exemplo; o atleta faz as matérias básicas necessárias, as específicas do jornalismo, e as específicas de um outro curso (história, por exemplo) no lugar das eletivas. Desta forma, o atleta forma-se num “Double Major”. No seu currículo constará “graduado em bacharel de jornalismo pela New York University, e graduado em licenciatura em História pela New York University” como dois cursos completamente diferentes, e dois diplomas!

As universidades norte-americanas oferecem a possibilidade de tirar 2 cursos

Como fazer e quando decidir sobre o Double Major?
O atleta que deseja exercer a opção da dupla graduação deve tomar essa decisão logo nos primeiros semestres de faculdade, e procurar o seu “advisor” (conselheiro estudantil), que o explicará e o guiará em todo o processo de dupla licenciatura, inclusive inscrevendo-o para as aulas necessárias. Por vezes, a dupla graduação pode exigir mais aulas, mais tempo de estudo e mais dedicação do atleta, mas é uma coisa que lá no futuro, depois dos 4 anos de curso, vai ter valido muito, muito a pena.

footer-top